Passeando por Montmartre

O bairro de Amélie

Montmartre é definitivamente o bairro mais charmoso de Paris (ok, pelo post anterior você já deve ter percebido o quanto curtimos ficar lá, mas vamos em frente). Se você não vai se hospedar em Montmartre durante sua estada na Cidade Luz, deve ao menos separar um dia para caminhar pelas ruas charmoso do bairro.

Principal locação do cultuado filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, Montmartre é um daqueles bairros que valem a visita simplesmente pelo prazer de apreciar sua arquitetura e seu ar boêmio.

Começamos nosso passeio visitando uma das principais locações do filme, que é a vendinha que ficava perto da casa de Amelie e onde ela adorava enterrar os dedos nos grandes sacos de grãos (não, os sacos não estão lá). O local é uma espécie de souvenir gigante para os fãs do filme pois ainda mantem muita coisa da identidade do filme, possuindo inclusive alguns postais e lembrancinhas para quem quiser.

De lá seguimos para a Praça dos Artistas, um local onde artistas diversos expõem e criam suas artes. Lá é possível encontrar cantores, mágicos, pintores, enfim, toda a sorte de artistas e obras de muito bom gosto. Vimos alguns quadros LINDOS, mas os precinhos na casa de 100 Euros não estavam nada convidativos (calma, existem opcões para todos os bolsos caso queria garantir sua lembrancinha).

A grande atração do bairro

Saindo da praça seguimos então rumo à principal atração turística do bairro: A basílica de Sacre Coeur. A basílica é um templo da igreja católica romana e é parada obrigatória para quem está de passagem por Paris, pois de lá é possivel ter uma das vistas panorâmicas mais famosas da cidade. Na verdade, ali foi onde percebi uma característica bem curiosa de Paris, que ao contrário do que eu imaginava, é uma cidade praticamente monocromática em tons pasteis. A vista panorâmica da Sacre Coeur pode parecer uma grande pintura do horizonte sendo apreciada com o efeito sépia.

Aqui cabe um alerta: Se você pretende subir até o topo da basílica faça esse passeio logo no começo do dia, porque além de ser mais vazio você estará descansado e até o topo você enfrentará uma ESCADARIA QUE NÃO ACABA MAIS!!! (mas sim, vale o esforço!)

Descendo a escadaria da basílica é possível ver um outro marco (além da própria basílica em si) do filme de Amélie: o Carrossel. Aqui é onde Amelie brinca de “pega pega”com Nino, seu então pretendente! Aproveite todo esse cenário para tirar altas fotos.

O muro do Je T’aime

Seguindo pela rua em frente ao carrossel por uns 20 minutos você chegara na praça das Abesses, uma pracinha com uma saída de metrô digna de uma casinha de bonecas e que poderia ser apenas mais uma linda praça perdida pelas ruas de Montmartre, não fosse pelo “Muro do Je T’aime”.

Este muro “mágico” possui a frase “eu te amo” escrita em mais de 300 línguas e é sem duvida um dos lugares mais memoráveis para se visitar no bairro. Sente em um dos banquinho em frente ao muro e tome o tempo que for necessário apreciando e aprendendo novas formas de expressar seus sentimentos para o seu (ou sua) amado(a).

Assim terminamos o passeio de hoje, até a próxima!

Abs

Daniel